COM A PALAVRA – Pedro Arthur Elesbão Boletto

Pedro Arthur Elesbão Boletto
Diretor da Boletto Imóveis

Atenta às melhores práticas do mercado e já com vistas ao pós-crise, a Boletto Imóveis, que atua há mais de uma década no mercado imobiliário de Porto Alegre, se une à Rede Gaúcha Imóveis com o intuito de agregar valor aos seus clientes, parceiros e colaboradores.
Ao redor do mundo, esses últimos meses têm sido surreais para todos, indiscriminadamente. Cada país, economia e setor está ou será profundamente abalado pela crise de saúde e econômica que estamos presenciando. Sem nenhum precedente, apenas sentamos e observamos, encarando o desconhecido. Mas contra todas as adversidades, contra o aparente impossível, vamos seguindo em frente.

Este é mais um período de aprendizagem, e nos cabe pensar o que virá de bom dessa situação tão terrível. Sim, porque todas as crises trazem, ao lado da dor e do sofrimento, junto com a sabedoria e o fortalecimento, oportunidades de crescimento.

Como um primeiro exemplo, por meio do apoio universal aos trabalhadores da saúde, que estão na linha de frente com o inimigo, estamos vivenciando um senso comunitário cada vez mais forte, com admiração, contribuição e empatia. Quando tudo isso passar, seremos mais conectados, mais dispostos a ajudar, mais gentis e sensíveis uns com os outros.
Outra lição que não me sai da cabeça é como o mundo dos negócios mudará. Cada tempestade é uma oportunidade para ajuste das velas ou do rumo, visando a sobrevivência e também a evitar que sejamos tão afetados em um outro momento de crise: devemos diversificar as fontes de renda; estarmos mais conectados; atuar em REDE de colaboração com o intuito de darmos mais e mais efetividade e termos maior volume de bons e duradouros negócios. Tudo para que sejamos “à prova de recessão”.
A grave crise econômica que impactou profundamente o mercado imobiliário nacional, a partir do segundo semestre de 2014, já estava começando a se dissipar. Nesse período, empresas cujas práticas comerciais visavam unicamente o lucro, a venda indiscriminada e sem atenção ao pós-venda e ao relacionamento de longo prazo com o cliente e com os profissionais do ramo, não resistiram.

Agora, essa COVID-19 reforçará a necessidade de cooperação e de valorização do profissional corretor de imóveis realmente qualificado e comprometido com o cliente. O processo de venda e assessoria imobiliária será mais e mais digital, mas sem nunca esquecer o lado humano que leva à confiança e à longevidade das relações comerciais e profissionais.
Assim que a segurança física, mental e econômica da nossa família, amigos e comunidade estiver garantida, será hora de começar a planejar para o que virá. Eu ouso acreditar que profissionais e empresas que têm na sua atividade (e não apenas no seu lema) valores como ética, empatia e comprometimento, aliados a um profundo conhecimento de mercado e de todas as áreas técnicas que envolvem o mercado imobiliário, seguirão prosperando. Ainda que o solavanco seja dolorido.
Portanto, a hora é de reflexão. O que podemos melhorar, pessoal e profissionalmente, para limitarmos o impacto se algo assim voltar a acontecer? Aqui na Boletto Imóveis acreditamos que a próxima década será definida pelo “nós”,não mais pelo “eu”. O que fizermos juntos, lado a lado, com gratidão, compaixão e empatia, irá determinar o nosso destino. Estamos confiantes que se seguirmos com energia, esforço e fé, deixaremos a nossa marca nos anos que estão por vir.
Estaremos juntos, na boa e na ruim. Sólidos como um prédio bem construído.

Podem contar conosco!